Alimentação Featured

Oito tipos de alimentos são responsáveis por 90% das alergias

Cerca de oito tipos de alimentos são responsáveis por 90% das alergias de origem alimentar

Cerca de oito tipos de alimentos são responsáveis por 90% das alergias de origem alimentar

Problema comum tanto em adultos quanto em crianças, as alergias podem ser causadas por vários fatores, mas impressiona saber que apenas oito tipo de alimentos podem causar 90% delas – em se tratando de origem alimentar, é bom lembrar. É o que diz o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, que aponta o leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar como os principais causadores das reações alérgicas.

De acordo com a nutróloga Daniela Gomes do HCor, 8% das crianças com menos de 3 anos de idade e quase 3% dos adultos são afetados por essas alergias de origem alimentar que aponta a predisposição genética como um potencializador do risco: “Mais de 50% dos pacientes com alergia alimentar diagnosticada possuem histórico familiar, além de falhas dos mecanismos de defesa e permeabilidade do sistema digestivo”, esclarece.

O quadro alérgico ocorre quando o corpo considera essas substâncias como ameaças e gerando uma resposta imune para combatê-las. Os sintomas são variados: inchaços, coceiras e urticária, disenteria, dores abdominais e vômito, além de tosses, chiados no peito e rouquidão em casos mais isolados.

Segundo a Dra. Daniela, a melhor forma de combater as alergias é evitar a ingestão de produtos derivados desses alimentos, mas é importante diagnosticar primeiro se a reação é mesmo alérgica. Remédios apenas em casos extremos e sob orientação médica.

Veja os principais causadores de alergias:

Leite e derivados: é mais comum causar alergia em crianças novas logo após o primeiro contato com ele.

Ovo: é a albumina, presente na clara, que desencadeia mais reações.

Cereais: o trigo, a aveia e o centeio estão entre os que mais causam problemas sobretudo por conta do glúten presente neles.

Frutos do mar: os “vilões” são o caranguejo, lagosta e camarão.

Corantes e conservantes: produtos industrializados que contêm esses aditivos são um prato cheio para causar alergias.

Sobre o autor

Ricardo Meier

Jornalista do setor automotivo há 13 anos, tenta ajudar no que pode no dia a dia dos filhos, apesar de já ter até derretido mamadeira esquecida na panela.

Deixe um comentário

Secured By miniOrange