Dificuldade de ler atinge mais crianças do que se imagina

Falta de interesse de seu filho com a leitura pode ter origem em diversos motivos. Conheça alguns
Dificuldade de leitura
Share

Você tem alguém na família ou uma pessoa conhecida que não curte ler? O problema de leitura pode estar muito além da falta de interesse ou paciência. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018, metade dos alunos brasileiros não chega ao nível mínimo exigido de leitura. Simplesmente não conseguem compreender o que lêem, problema que se agrava na adolescência.

Quando o estudante chega a idade de prestar o Enem, precisa ter destreza na leitura para compreender as questões e mais, desenvolver boa redação. Na prova de 2020, 300 mil jovens zeraram na redação e o número dos que conseguiram a nota máxima caiu 80% em comparação com a prova de 2014, de acordo com o governo federal.

Por isso, antes de perder a paciência com a criança, pesquise o motivo da falta de vontade de ler, da leitura vagarosa e gaguejada. O primeiro passo é procurar um oftalmologista, pode ser apenas um problema de visão. Caso a dificuldade continue é necessário pesquisar mais a fundo, algumas vezes uma régua de apoio à leitura pode ajudar a solucionar o problema.

Confira algumas dicas da pedagoga e fonoaudióloga Adriana Pizzo, da Alicerce Educação, uma entidade criada para complementar a educação tradicional.

  • Se a criança reconhece as letras do alfabeto, consegue associar as letras com as imagens?
  • Caso apresente dificuldade, ela está em reconhecer as letras, as sílabas, as palavras ou o texto inteiro?
  • Converse com os professores da criança. Pergunte como eles trabalham para ajudar nesse processo, se o aluno está aquém ou equiparado aos colegas.
  • Mesmo usando várias estratégias, a dificuldade continua? Então chegou a hora de procurar profissionais especializados para avaliar e trabalhar técnicas para melhorar a leitura.

Sobreposição colorida de apoio a leitura

 

Mesmo com ajuda da escola e de pessoas especializadas, em casa é necessário fazer sua parte. Ler em família, estimular a leitura, pesquisar palavras desconhecidas e mostrar o sentido no contexto, apresentar gêneros literários variados, ler em forma de sarau e fazer teatro para representar a história são maneiras diferentes e interessantes para ajudar a desenvolver o prazer da leitura. Com essas dicas, pais e professores podem acompanhar o desenvolvimento das crianças.

Como diz o professor José Morais, autor do livro A Arte de Ler, “além da leitura compartilhada, quando a criança já está lendo, continue a ler com ela e sobretudo indicando obras. Livros são um elo entre pais e filhos”.

Renata Meier

Formada em Letras, é atualmente assistente executiva. Apesar da carreira, sempre teve em mente o objetivo de criar seus filhos de perto, vivenciando ao máximo cada momento deles.

You may also like...

Secured By miniOrange