Casa

Como resolver os problemas de espaço em casa – parte 1

Vac Bag

Vac Bag

Em uma casa grande ou num apartamento pequenino, sempre arruma-se mais e mais coisas para guardar e perde-se o controle do espaço livre. Muitas vezes, basta dispensar um pouco de tempo, ter paciência e reorganizar. Não tenha medo, não tenha preguiça, valerá a pena. Mas, vale lembrar que uma pequena faxina de tempos em tempos, também é muito importante e lava a alma…

Começando!

Há tempos eu não fazia uma limpeza nos guarda-roupas. Mudei em setembro de 2009 e em outubro do mesmo ano tive minha primeira filha. Acreditem, minha penúltima arrumação foi durante a mudança! Vergonhoso, eu sei, mas quem trabalha fora, tem filhos e não tem ajuda de empregada e babá, sabe muito bem do que estou falando.

Tive minha segunda filha em novembro de 2012 e aproximadamente um mês antes dela nascer resolvi me mexer e reorganizar tudo, mesmo porque, se não o fizesse, não haveria espaço para as roupas e apetrecho da mais nova membro da família. Então vamos ao que interessa: resolver nosso problema de espaço!

1º passo – desapegar

Tirei tudo ou o que achava necessário de dentro do armário para conseguir fazer uma boa arrumação. Separei aquelas peças que fazia tempo que não usava. Vesti algumas novamente, fiquei olhando aquelas que não me servem mais (ainda mais que estava com barrigão de quase oito meses!) e pensei se valeria a pena guardar todas elas, se me serviriam mesmo após ter a bebê, se eu ainda ficaria bem nelas, se não valeria a pena dar para alguém que precisasse. Consegui desapegar. Ótimo!!! Separei uma porção de peças para doação (incluindo roupas do marido e da filhota mais velha).

2º passo – organizar o armário de acordo com a estação do ano

Estava no Verão, para que deixar no armário blusas grossas de lã, casacos pesados, calças de inverno? Até aí, tudo bem, mas e o espaço? Onde guardar? Moro em um apartamento pequeno, tudo tem que ser otimizado para caber e não virar bagunça (o que não está sendo fácil com a chegada do segundo filho…), pesquisei algumas formas de conseguir guardar algumas roupas (inclusive roupas de cama) sem ocupar muito espaço e achei!

Antes de contar para vocês, vamos voltar à separação de roupas. IMPORTANTE: verifiquei se as roupas não estavam cheirando guardadas, se não estavam emboloradas, manchadas ou, por algum motivo, sujas. Se isso acontecer, melhor limpá-las antes de guardar, ok? Separei calças, casacos, blusas de lã, dobrei-os com cuidado e os acomodei num plástico chamado Vac Bag.

Trata-se de um plástico resistente, com um lacre parecido com o do Zip Lock e uma trava, onde coloca-se o cano do aspirador de pó para tirar todo o ar de dentro do plástico e diminuir substancialmente o volume. Acomodei cuidadosamente as roupas num Vac Bag (quanto mais organizado, mais itens conseguirá acomodar), lacrei e com o aspirador de pó instalado na válvula do plástico tirei todo o ar possível. Desta forma, consegui acomodar em meu maleiro todas as peças que só voltarei a utilizar na próxima estação e consegui mais espaço no guarda-roupa.

Com relação ao Vac BAg, ele é vendido em quatro tamanhos:

Médio: 45x65cm

Grande: 55x90cm

Extragrande: 80x100cm

Jumbo: 110x100cm

Eu usei os grandes e os extragrandes. É necessário tomar cuidado com o tamanho, pois pode não caber em seu armário. Comprei um médio e mal couberam algumas peças das crianças, mas no armário delas não caberia um grande… Aconselho que tenha idéia do tamanho do local em que acomodará suas peças para então fazer a compra.

Há outros dois tipos de Vac Bags que ainda não testei.

Um para casacos:

Vac Bag para cabides

Vac Bag para cabides

Outro para organizar roupas em malas de viagem (veja abaixo):

Vac Bag para viagem

Vac Bag para viagem

Existe também uma bomba para tirar o vácuo do plástico, mas como tenho aspirador, não vi necessidade de gastar com este item.

O grande custa aproximadamente R$ 30,00. Há algumas lojas online vendendo o item, basta fazer uma busca na internet. Lojas físicas em São Paulo, capital, eu encontrei na Multicoisas e na Peg & Faça. Multicoisas estava muito mais em conta que a Peg & Faça.

Próxima arrumação… roupas de cama. Até lá!

Sobre o autor

Renata Meier

Renata Meier

Formada em Letras, é atualmente secretária do vice-presidente de uma multinacional do setor do TI. Apesar da carreira, sempre teve em mente o objetivo de criar seus filhos de perto, vivenciando ao máximo cada momento deles.

Deixe um comentário

Secured By miniOrange